30 maio 2011

Rigatone Decepcione

Em 5 de maio, postei uma receita de "Rigatone Recheado" e disse que a experimentaria qualquer dia. Esse dia foi ontem, domingo.

Já tinha as azeitonas pretas e outros ingredientes. No sábado comprei o frango, mas não encontrei o macarrão (tipo caneloni, que pudesse ser recheado). Uma alternativa foi levar massa de lazanha que não precisava ser cozida. Eu enrolaria o recheio no formato do caneloni. Pronto. Mãos à massa!

Meu primeiro obstáculo foi com as azeitonas: eram com caroço! Uma a uma, retirei os caroços para dar as 3 xícaras de azeitonas picadas que a receita pedia.

O segundo obstáculo foi passar pelo liquidificador os peitos de frango em cubos com as azeitonas e o presunto. Não disseram para colocar nenhum líquido. O "trem" não funcionava. Resultado: tive que fazer "a prestações" -- um pouquinho de cada vez, para que não cobrisse as lâminas do liquidificador. Teria dado certinho com um processador de alimentos que, infelizmente não tenho. A bagunça estava feita! Consegui a pasta do recheio! Agora era tarde demais para desistir...

Ao preparar o molho, me dei conta de que havia utilizado todas as azeitonas pretas no recheio, ao invés de reservar uma xícara para o molho... (Será que estou "desaprendendo" a cozinhar?)

Recheio pronto (Só utilizei metade, pois os peitos de frango eram enormes...). Molho pronto. Enrolei na massa de lazanha, intercalei com o molho, queijo por cima e forno.

Hora do almoço. Receita nova à mesa. Cheiro bom. Na primeira garfada, marido mastiga um caroço de azeitona... Ups!
Hoje (sim, comemos de novo no almoço...), quando finalmente perguntei-lhe o que achou do prato, com muito tato respondeu: "Diferente!" (tradução: "não gostei tanto quanto outras receitas que você já fez, mas não quero que fique ofendida").

Ofendida? Não. Decepcionada com o resultado depois de tanto trabalho, sim. Ainda farei uma adaptação da receita quando criar coragem. Mas enquanto isso não acontece, na memória do meu paladar ficou um "Rigatone Decepcione", que, com toda certeza, também faz parte do tropeçando e aprendendo. :D

Nenhum comentário: