01 maio 2011

"Irmã...quem"?

Certa vez, em tom de brincadeira, disse a uma pessoa da igreja que meu nome não era “Irmã”. Já estava um tanto cansada de ouvir coisas do tipo “Bom dia, irmã”, “Oi, irmã”, “Como vai a irmã?”, “Tudo bem, irmã?”. Chata como sou, precisava fazer alguma coisa. A pessoa me conhecia, então, com todo respeito, pedi-lhe que me chamasse pelo nome.

Não sei como você se sente quanto a isto. Sei que somos membros de uma mesma família (espiritual) e que somos irmãos e irmãs em Cristo, porém cada um de nós é um indivíduo com nome próprio. Falando-se de nossa família “terrena”,  se telefono para uma de minhas irmãs, não digo “Oi, irmã Janice! Como vão as coisas?”. Simplesmente a chamo pelo nome, sem qualquer título.

Seria uma razão talvez o fato de não nos conhecermos e assim não corremos o risco de nos enganarmos ou mesmo a vergonha de não sabermos o nome uns dos outros? Isso às vezes acontece comigo, especialmente com pessoas que quase nunca vejo.

Para mim é importante ter uma identidade. É tão bom ser conhecida e chamada pelo nome! O Salmo 147:4 diz que até mesmo as estrelas são chamadas pelo nome! “(O Senhor) Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelos seus nomes.” Achei interessante também que João pede a Gaio para saudar os amigos, nome por nome, em 3João 15.

Será que estou remando contra a maré? Depois de ter feito aquele pedido, qual não foi minha surpresa quando, na próxima vez, fui chamada de “Madre Rejane”! Aquela pessoa, claro, havia levado tudo na brincadeira!

Alguma coisa te incomoda, dentro da nossa grande família?

Nenhum comentário: