23 maio 2011

Lição de uma foto


Tirei esta foto a algum tempo atrás e já nem me lembro exatamente onde foi . Às vezes gosto de fotografar coisas diferentes, que nem mesmo apresentem motivos específicos para serem fotografadas. Algo chamou-me a atenção aqui.

Seria o fato de duas casas, lado a lado, pintadas da mesma cor? Uma possui pedras na parte inferior e, na outra, a parede é lisa. Na casa da esquerda, a janela é mais baixa do que a da direita. Uma delas possui porão, com uma pequena abertura para a calçada.

Podemos observar também as pedras bicolores formando desenhos fora do ordinário na calçada já tão antiga, quase uma obra de arte. O calçadeiro exerceu paciência nesse trabalho.

O que mais me chamou a atenção nessa foto está ali, na divisa entre as casas, em meio às pedras e paredes. Aquela pequena planta, sozinha, contrariando tudo à sua volta. Não é azul, nem cor da calçada; não está camuflada no ambiente. Não é dura e nem fria como as pedras... mas diferente de tudo à sua volta: é verde, é delicada, é uma vida que insiste.

Preciso aprender com ela. Quando as circunstâncias são duras, ásperas, secas, desinteressantes, apáticas, ou mesmo sem esperança, preciso ser diferente, persistente e perseverante na fé, na esperança e na vontade de viver. 

Não sei se aquela planta chegou a crescer. Não sei se morreu por falta d'água, ou se alguém talvez a tenha arrancado e jogado fora. Não sei o que me reserva o futuro, mas Deus sabe. Para ele, valho muito mais que uma planta. Se minha vida estiver nas mãos dele, posso confiar e seguir adiante.
  
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável."(Salmo 51:10)



Nenhum comentário: