08 maio 2011

Dia das Mães e Pequenas Misses



Trocentos canais na TV por assinatura e NADA de bom para se assistir! Já passou por isso?

Estava sonolenta, surfando pelos canais, quando algo chamou minha atenção: a mãe, “tirava” as sobrancelhas da filha. Até aí tudo bem. Só que a filha não tinha mais que cinco anos de idade! O nome do programa: Pequenas Misses. Fui vencida pela curiosidade.

- Filha, qual dos vestidos você quer usar? O vermelho ou o cor-de-rosa?
- Ah, eu quero o rosa!
- Muito bem! Você ficará linda com o vestido rosa!
- E qual das fotos você mais gosta? Esta aqui? Ah, esta também? E aquela ali, também? Tá bom, ficamos com todas elas.
A mãe, depois, virando-se para a câmera:
- Todo ano gastamos cerca de 7 mil dólares com os concursos. Mas, vale a pena. Ela já ganhou vários. E todo o dinheiro é dela, para gastar com o que ela quiser!

A câmera agora está na casa de outra família. A mãe, com os olhos brilhando, cheia de entusiasmo, mostra as coroas de Miss que a filha de cinco anos já ganhou: concursos nacionais, estaduais, etc, etc. Depois leva a menina para ensaiar para o próximo concurso.
- Isso mesmo, dê um grande sorriso... isso... olhe para os jurados. Agora pare, dê uma balançadinha. Mais, mais um pouco. Ah... mas você pode fazer melhor do que isso. Vamos lá, de novo, comece tudo de novo....

Uma terceira concorrente escolhe apliques para o cabelo. O correio entrega um pacote.
- Ah, olha só! diz a mãe. Chegou a sua prótese!
A menina já havia perdido um dentinho da arcada superior, mas isso não seria um problema: uma prótese da arcada superior inteira, colocada por cima dos dentes naturais, devolveu o charme do sorriso! A irmãzinha, uns dois anos mais nova, observa tudo.
Nesta casa, são duas as crianças que participam de concursos de beleza. A mãe diz que as meninas gostam muito e que enquanto elas quiserem, vai incentiva-las.
- Elas possuem opinião forte, sabem o que querem e eu faço tudo que elas pedem.

É certo que as meninas pareciam gostar de tudo aquilo, mas era óbvio que o maior entusiasmo e empolgação não vinha delas: as mães é quem estavam se realizando! Você tem filhas? Eu só tive meninos. Muitas e muitas vezes dei graças ao Senhor por me ter dado meninos, embora por muito tempo eu quisesse ter tido uma menina.

Me preocupou ver como aquelas pequenas estão sendo criadas. Já desde tenra infância são atiradas no mundo competitivo, onde o que vale é a aparência, os meios para convencer, chamar a atenção, lucrar com a beleza. Será que estão aprendendo o valor do caráter, da simplicidade e daquilo que somos no interior?

Cada uma de nós é valiosa para Deus! Nossas filhas podem não ser candidatas a um concurso infantil de beleza, mas, como são preciosas! E quão grande é a nossa responsabilidade de as criarmos para serem jovens e mulheres que andem nos caminhos do Senhor, que o temam e que estejam preparadas para a vida que as espera! Neste dia, quando muitos louvores, homenagens e presentes são dirigidos às mães, lembre-se da grande tarefa que tem nas mãos.

Acabei cochilando e perdi o concurso. Talvez tenha sido melhor assim. Estava me envolvendo demais com tudo aquilo! 


P.S. Hoje,13 de maio de 2011, vimos uma reportagem sobre uma mãe aplicando injeções de botox na própria filha! Você pode ler aqui (copie e cole no seu navegador):
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/05/mae-aplica-botox-na-propria-filha-de-8-anos-nos-estados-unidos.html

Nenhum comentário: