17 maio 2011

Procuram-se boas maneiras!



Algumas semanas atrás meu marido e eu saímos para tomar o café da manhã. De vez em quando gostamos de passar esse tempo juntos, fora de casa, especialmente aos domingos. Geralmente procuramos uma padaria onde há lugar para sentar, de onde podemos observar o movimento da rua. Neste dia decidimos caminhar até um hotel próximo de casa.

Entramos no saguão, nos identificamos, pedimos informação à recepcionista e tomamos o elevador até o andar designado, juntamente com uma funcionária que estava indo para o mesmo andar.

Chegando ao local onde serviam o café, a porta do elevador abriu-se. Duas mulheres com duas crianças conversavam animadamente, esperando para tomar o mesmo elevador. A funcionária do hotel saiu primeiro e eu comecei a sair logo atrás dela. Ao mesmo tempo em que saíamos, as outras mulheres, com as crianças, entraram, espremendo-se entre nós e a lateral da porta, atropelando meu marido, que vinha logo atrás de mim...

Nem se deram conta do que estava acontecendo. Continuando a conversar, entraram, a porta fechou-se e foram-se. Eu e ele nos entreolhamos, boquiabertos, quase não acreditando no que acabara de acontecer.

Este é apenas um pequeno exemplo de fatos que acontecem todos os dias, quando as pessoas mostram como não sabem se comportar em (nossa) sociedade. (No trânsito, então, nem se fala...) Se os adultos se comportam dessa maneira, como poderão os filhos agir de outra forma? Até que ponto estamos conscientes de nossas próprias boas maneiras ou da falta delas?

Chame de bons modos, boas maneiras, etiqueta ou até mesmo de “cidadania”! Mas que saudades de outros tempos!


 E, POR FAVOR,
AGUARDE SUA VÊZ!


E você? Passou por alguma experiência desse tipo recentemente?

Nenhum comentário: