06 maio 2011

Controlando ações e atitudes

 
Você age diante das circunstâncias? 
Ou simplesmente reage a elas?  

A natureza humana é assim: estamos perpetuamente reagindo aos outros. Veja, por exemplo, duas crianças pequenas brincando: uma delas enfia o dedo no olho da outra. Depois, a outra enfia o dedo no olho da primeira. Logo, estão batendo uma na outra! Estão reagindo ao que cada uma fêz. Infelizmente muitas crianças tornam-se adultos e continuam do mesmo jeito: são "reagentes".

Mas como posso evitar de ser um perpétuo reagente negativo?

Primeiramente, é necessário tomar o controle de minhas ações e atitudes preparando-me de antemão. Se estiver ciente de como ajo diante de uma determinada circunstância, é mais provável que não reaja a ela.

A Palavra de Deus claramente nos mostra como devemos e não devemos agir. Romanos 12:14-21 nos diz para:

não amaldiçoar,
não sermos orgulhosos, 
não sermos sábios aos nossos próprios olhos, 
não pagar o mal com o mal, 
não nos vingarmos, 
não nos deixarmos vencer pelo mal mas vencê-lo com o bem.

Como devemos agir? Lucas 6:37 nos diz para:

fazer o bem,
abençoar,
orar,
amar
e perdoar nossos inimigos.

É assim que devo agir para com os outros! (Mas como é difícil...) Isso não quer dizer que nunca irei reagir negativamente, mas se estiver preparada, conseguirei lidar com a situação. (Preciso urgentemente controlar minhas ações e atitudes!)

Em seguida, é necessário parar de culpar as circunstâncias e os outros pelo meu comportamento negativo. A gente adora colocar a culpa nos pais, no marido, ou em outra pessoa, por termos ficado iradas, por exemplo. Isto precisa acabar. Eu preciso assumir a responsabilidade por aquilo que sou, pelo meu comportamento, e por minhas ações e atitudes, senão, continuarei reagindo à vida, às circunstâncias e às pessoas. Minha vida se tornará miserável!

É necessário ter o controle dos pensamentos. Podemos ser nosso maior "encorajador" ou maior "desencorajador". O que é que geralmente penso? Será que me coloco lá embaixo? Ou será que tento me motivar? Muito se fala sobre a administração do tempo, mas é de grande importância a administração do pensamento

É necessário sempre me encorajar no Senhor. Não posso fugir de mim mesma e também sei que não posso depender de outra pessoa (amigas ou mesmo meu marido!) para encontrar encorajamento. Preciso ser meu próprio encorajador. Algumas ideias para isso:

1. fazer um álbum com passagens das Escrituras que me encoragem, me desafiem e me guiem (uma ótima oportunidade para se aprender a fazer scrapbooking!)
2. memorizar versículos bíblicos (plastificar versículos e colocá-los em lugares visíveis pela casa, para ajudar na memorização.
3. colocar quadros decorativos com versículos pela casa.

Nas diversas fases da vida, enfrentaremos solidão e sofrimento e precisamos estar preparadas. Assim, quando a dificuldade aparecer, estaremos fortes no Senhor, fiéis a Ele e não precisaremos depender de outras pessoas para nos encorajar.
Outra lição que preciso aprender: é necessário manter o foco nas responsabilidades da minha vida no presente momento. Uma vez que estejam definidas e aceitas, conseguirei evitar muita luta e insatisfação, frustração e solidão. Focalizar nas atuais responsabilidades também me impedirá de negligenciar as pessoas e as coisas que estão sob minha responsabilidade.

~.*>=*=<*.~

Esta postagem é uma tradução e adaptação de um capítulo do livro "A Woman and Her God" (Uma Mulher e Seu Deus), de Beth Moore e outras colaboradoras. O trecho que deu origem a esta postagem é de autoria de Kathleen Hart.

Nenhum comentário: