04 setembro 2011

Passe-me o sal, por favor!



Ah, eu não queria voltar...
Estava em um país da Europa, visitando lugares históricos e desfrutando das riquezas daquela cultura, até que acordei do sonho e precisei enfrentar minha realidade.

Brasil: a quinta maior população do mundo com 190.732.694 habitantes em 2010 (de acordo com o IBGE), sendo que destes, mais de 57 milhões são evangélicos ( link aqui ). A grosso modo, podemos dizer que mais de 30% da população brasileira é evangélica. Uma projeção para 2020 diz que esta porcentagem chegará a 50%!

"Vós sois o sal da terra; ..." - Mateus 5:13. Esta foi a comparação que Jesus usou com os discípulos. Todos sabemos da importância do sal na culinária: na dosagem certa, transforma e dá mais sabor aos alimentos.

O sal, no passado, foi vendido a peso de ouro e deu origem a muitas disputas. Foi também usado como dinheiro. A palavra salário vem do costume romano de pagar em sal parte da remuneração dos soldados. (veja artigo aqui)

Mas o que tem isso a ver com a população brasileira?
Simples: se um discípulo de Jesus deve ser o sal da terra, não deveríamos ter  57 milhões deles "salgando" esta terra e fazendo do Brasil um país diferente?

Na verdade, o que encontramos em muitas das igrejas? Não são pseudo-crentes, que buscam os próprios interesses, vivendo uma vida de aparências, sendo mais motivos de escândalo do que bons exemplos de vidas transformadas? Onde está o sabor do nosso sal? Que mudanças acontecerão em nosso lar, nosso trabalho, nossa sociedade?

"... ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens." - Mateus 5:13.


Nenhum comentário: