19 setembro 2011

A Justiça de Deus

Em dias difíceis, onde vemos a maldade humana e o desejo de vingança exteriorizados, pensamos também em justiça.
Não penso na justiça dos homens, nem mesmo na justiça do país, mas na justiça divina. Portanto, voltei-me para a Bíblia em busca de alguns versículos sobre o assunto.

"Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus". (Tiago 1:20)
Não importa quão revoltados ou irados estejamos, qualquer ato de nossa parte não resultará em justiça divina. Podemos errar, julgar mal, sermos enganados, e assim cometermos atos até piores.

Jesus disse aos discípulos: "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus." (Mateus 5:20) Seria essa justiça a de dois pesos e duas medidas?

Isaías escreveu: "... porque o Senhor é Deus de justiça; bem-aventurado todos os que nele esperam." (Isaías 30:18) Pode ser uma longa espera... mas, como diz o ditado popular, "A justiça tarda, mas não falha".

"Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele." (I João 2:29) E o que diremos daquele que se diz nascido dele (de Deus) mas que não pratica a justiça ?

No Salmo 37, encontramos essas palavras do rei David: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como sol ao meio-dia. ... O Senhor firma os passos do homem bom, e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão. Fui moço, e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, ... . Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos; .... Vem do Senhor a salvação dos justos, ele é a sua fortaleza no dia da tribulação. O Senhor os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio."

Senhor, não permita que sejamos como escribas e fariseus. Ajuda-nos a confiar e a entregar nosso caminho ao Senhor. Não desampare aquele teu servo (ou aquela tua serva) que enfrenta dias de tribulação. Seja o Senhor a fortaleza, o refúgio, a ajuda e o livramento. Firma os passos do homem bom.
Ensina-nos a não ficarmos irados e ajuda-nos a esperar pela tua justiça, enquanto continuamos o nosso trabalho com os olhos fitos em ti, sabendo que todo trabalho, no Senhor, não é em vão. Amém.

4 comentários:

Anônimo disse...

This post couldn't be more on the money...

Anônimo disse...

I agree completely.

Anônimo disse...

This might be this blog's best article I have ever seen!!!

Anônimo disse...

Exceptionally well executed blog.