30 abril 2011

Escandaloso?

Não havia dúvidas: aquele olhar  de espanto e expressão facial de desaprovação eram dirigidos a mim! A esposa do pastor, no primeiro banco da igreja, precisou ser acalmada por uma jovem ao seu lado. Só que agora eu não podia fazer nada...

Nosso "grupo musical" havia sido convidado para cantar em uma igreja, não pertencente à nossa denominação, com a qual fazíamos intercâmbio de tempos em tempos. A "moçada" se reunia para um culto de jovens e brincadeiras. Alguns namoros começavam nessas ocasiões...

Nesse dia decidi usar um vestido novo, feito por minha mãe, de um estampado vermelho e branco, com uma gola imensa (era o "tcham" naquela época!). Apesar de modesto na frente, tinha um detalhe importante: o vestido era sem costas! Quando fomos para a igreja vesti uma blusa sobre ele. Quando o grupo foi chamado à frente, deixei a blusa no banco. Foi então que vi a reação da esposa do pastor... 

Fiquei entre dois sentimentos: 
- achar que ela não tinha nada com aquilo, que era direito meu usar o que quisesse e que, na minha opinião, não havia nada de errado com a roupa, ou
- reconhecer que havia passado dos limites, que havia ofendido minha irmã (ou irmãs e irmãos!) e que aquilo não era direito meu e nem mesmo era bíblico!

Ainda me recordo daquele olhar de reprovação e de como foi difícil cantar com paz no meu espírito. Foi uma desagradável lição e apenas uma entre tantas outras. Certas lições, infelizmente, são difíceis de se aprender, ainda mais quando se é jovem. Mas isto também faz parte do "tropeçando e aprendendo".

Nenhum comentário: