05 junho 2011

Síndrome de Zaqueu

No capítulo 19 do evangelho de Lucas, encontramos a estória de Zaqueu, um publicano de baixa estatura que, impossibilitado de ver Jesus, correu adiante da multidão, subiu em uma árvore e ali esperou para vê-lo passar.


Sua estória ficou bastante conhecida graças aos cânticos infantis. Quem já não cantou, quando criança, na Escola Dominical ou Escola Bíblica de Férias o corinho:


Zaqueu, pequeno como um anão,
queria ver Jesus.
Subiu, pois, numa árvora tal
que pudesse vê-lo passar.
O Salvador, passando, o viu
e então assim falou:
"Zaqueu, desce depressa, 
pois em tua casa vou pousar".



Certa vez, uma de minhas irmãs pediu à sua netinha, com então 3 aninhos, que cantasse "a música do Zaqueu". Esperando ouvir as palavras acima, qual não foi minha surpresa quando ela começou: "Como Zaqueu eu quero subir o mais alto que eu puder..." É. Os tempos são outros... e a pequena cantou com muita graça!

Essa música tornou-se um hit nas "paradas de sucesso da música gospel", sendo uma das mais cantadas nas igrejas evangélicas. Sem dúvida, toca em muitos corações e, geralmente, levados pelas emoções, deixamos de lado a razão e falhamos em não analisar algumas coisas.

Como Zaqueu eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra Te ver, olhar para Ti
E chamar Sua atenção para mim

Eu preciso de Ti Senhor
Eu preciso de Ti, oh Pai
Sou pequeno demais
Me dá Tua paz
Largo tudo pra Te seguir
Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente a Ti
Porque o Senhor é meu bem maior
Faz um milagre em mim

Compare essas duas letras. A primeira simplesmente relata o acontecimento bíblico. A segunda conta algo do ponto de vista de Zaqueu, mas adiciona-se palavras, sentimentos e pensamentos que não existem no relato bíblico. Além disso, tudo gira em torno do "EU".

Será que Zaqueu, quando subiu na árvore, realmente buscava o Senhor, queria chamar-lhe a atenção e deixar tudo para segui-lo? Não é isso que Lucas nos relata. Zaqueu, na verdade, subira na árvore de pura curiosidade! Foi Jesus quem chamou a atenção de Zaqueu e não o inverso. Foi Jesus quem olhou para Zaqueu e lhe disse: Desce daí depressa porque hoje vou ficar na tua casa.

Não, como Zaqueu, não precisamos subir. Precisamos descer! Precisamos descer da árvore e assumir um compromisso sério com Deus e com nossa vida cristã. Precisamos parar com essa estória de
  
eu          meu 
me
mim             pra mim.
  
Zaqueu subiu. Jesus lhe disse para descer... 
Por que é que se associa a ideia de que para estar mais perto de Deus é necessário subir, quando Deus está em todos os lugares, até mesmo no mais profundo abismo?


Para onde me ausentarei do teu espírito?
Para onde fugirei da tua face?
Se subo aos céus, lá estás;
se faço a minha cama no mais profundo abismo,
lá estás também;
...
(Salmo 139:7-8)

Por que será que cristãos sinceros acham necessário chamar a atenção de Deus subindo em um monte, gritando e orando em voz alta, como se nosso Deus dormisse e precisasse ser despertado do sono?

Se já recebemos perdão, salvação e vida eterna através de Cristo e temos o Espírito Santo, por que pedir, vez após vez, que Deus faça um milagre em nós (sempre que se canta a música), quando na verdade deveríamos agradecer-lhe por tudo aquilo que já fêz?

São coisas para se pensar pois, conscientes ou não, e com toda  sinceridade, alguns podem estar sofrendo da Síndrome de Zaqueu.



Nenhum comentário: