17 abril 2013

Grandes Estragos, Pequenos Causadores.

Havíamos sido convidados para um casamento que se realizou no final de semana passado. Meu marido e eu nem nos preocupamos com a roupa que usaríamos porque tínhamos certeza de encontrar algo apropriado no armário.

No dia do casamento ele foi verificar os ternos que quase nunca veste. Agora seria a ocasião ideal! Qual não foi a desagradável surpresa ao constatar que dois paletós de seus ternos estavam comidos por traças! Os insetos haviam deixado vários furinhos nas mangas que ficaram contra a parede. 

Dois paletós de ternos, agora completamente inúteis, estragados pela larva de um inseto tão pequeno, que trabalha silenciosamente, imperceptivelmente. Se não houver a necessária atenção e cuidado, não ficaremos livres dessas pestes.

Isso me fez pensar em algo que, sendo também bastante pequeno, pode causar estragos em nossa vida. Pensei em coisinhas erradas que fazemos, achando que não tem nada de mais. Uma coisinha aqui, uma mentirinha ali, uma pequena infração, um desviozinho. "Ah! Qual é! Todo mundo faz!...", "Ninguém é perfeito...", "Ninguém está vendo!","A gente só quer se divertir um pouco." E as desculpas aparecem, enganando mais a nós mesmos do que aos outros.

E a traça prossegue trabalhando... De um pequeno furinho parte para outro e outro, e mais outro... até que o estrago acaba sendo grande demais. 

Portanto, sempre é bom examinarmos o armário. Mas ainda melhor seria examinarmos nossa vida para ver se existe alguma "traça" que deva ser eliminada. 




Nenhum comentário: