24 novembro 2012

Decidi Visitar Sua Igreja No Domingo



Então… eu não sou crente mas finalmente decidi visitar sua igreja no domingo. Mas...  não espere muito de mim. Talvez eu desista, se alguma coisa surgir, porém, no momento, acho que irei. Sinto que devo ir, embora não tenha certeza do por quê. Antes de nos encontrarmos gostaria de dizer-lhe algumas coisas sobre mim.

1. Não vou compreender essa linguagem religiosa, então, pense nisso quando conversarmos. Eu não sei o que quer dizer unção do Espírito, ungido, varão, vaso, levita, coração de adorador, coberto pelo sangue, morrer para o eu, estar na Palavra, etc. Se tivermos uma conversa cheia de expressões religiosas eu provavelmente não entenderei metade das palavras... e talvêz até pense que você seja meio biruta.

2. Quando me perguntar como estou, saiba que não confio em você. Provavelmente vou mentir e dizer que está tudo bem. Não é que eu não queira contar para você; é que tenho passado por momentos dolorosos e ainda não tenho certeza se posso confiar em você. Que tal primeiro você me contar sua história? Se eu gostar de você e sentir que você não vai capturar minha alma ou algo desse tipo, eu lhe contarei a minha.

3. Sou meio malcriado e posso me irritar com algumas coisas. Se eu perceber em você um certo ar de superioridade, cairei fora.  Se você estiver apenas esperando sua vez de falar ao invés de me ouvir de verdade, não ficarei interessado. Não espere que eu seja exatamente como você.

4. Não precisa sair por aí me apresentando para todo mundo. Uma ou duas pessoas, tudo bem; mas, por favor, não forme uma fila de gente para me cumprimentar. Também ficarei bastante inibido se, durante o culto, me fizerem ficar em pé por ser visitante, ou dar as mãos aos meus vizinhos, ou repetir algo para a pessoa que estiver ao meu lado... Eu só quero ver como são as coisas. Preciso de um pouco de espaço.

5. Procuro um interesse genuíno por mim. Não quero me sentir como seu projeto pessoal de evangelismo ou ser mais um nome na sua lista de “almas ganhas para Cristo”. Se esse Jesus é quem você diz ser, então eu gostaria de primeiramente ve-lo em você. É assim que funciona, certo?

6. Terei dúvidas e perguntas. Preciso da verdade e não de suas preferências ou sua religião, então, pode apenas me contar o que a Bíblia diz, de maneira simples e clara?

7. Preciso me sentir benvindo. Existe algum limite de tempo ou algo em minha visita que me mostre quando já estou sendo chato? É que já estive em outras igrejas e parecia que as pessoas estavam com pressa para que eu tomasse uma decisão ou algo assim. Quanto tempo terei até deixar de ser benvindo?

Obrigado por ter me ouvido. É quase certeza que aparecerei nesse domingo... ou talvêz não.

(tradução do original de Thomas Weaver, com algumas adaptações)

Nenhum comentário: